:: Introdução ao 1° Dia de Cobertura ::

Cobertura diária do ACC 2013 – Enviados especiais:  Dr. Alexandre Sposito e Dr. Rodrigo Penha com a colaboração do Dr. Roger Renault Godinho

Repórteres ao vivo – ACC 2013
Suporte – Brasil
sposito
Dr. Alexandre Sposito
rodrigo
Dr. Rodrigo Penha

Dr. Roger Renault Godinho
INTRODUÇÃO AO 1º DIA DE COBERTURA

reporteres

Depois de 40 anos, a principal reunião do American College of Cardiology, o ACC, retorna a charmosa cidade de São Francisco. Além das conhecidas Ponte Golden Gate, ilha de Alcatraz,os bondes elétricos e o bairro de Chinatown, a cidade, que apesar de ser apenas a quarta maior cidade da Califónia, se tornou mundialmente conhecida pelo turismo e sua característica multicultural.

Toda grandiosidade do ACC13 foi muito bem alocada na incrível estrutura do centro de convenções “Moscone Center” com seus três edifícios paralelos, gigantescos auditórios e 106 salas de conferências.

A pontualidade e modernidade ditaram o ritmo do primeiro dia de atividades.  Os aplicativos para smart fones, monitores interativos e facilidades pela internet ajudaram os congressistas de mais de 100 países na localização de salas e dos mais de 3.500 palestrantes.

O presidente do ACC Dr. William Zoghbi, iniciou os trabalhos do dia ressaltando a importância do evento e da grandeza das instituições envolvidas e grupos de apoio, incluindo as sociedades de outros países como a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC. Após a apresentação do audacioso programa de educação e mudança de estilo de vida, baseada em ferramentas tecnológicas “CardioSmart” o grande homenageado do dia, Dr. Valentin Fuster, proferiu a conferência de abertura “Simon Dack Lecture”. A tônica de sua apresentação foram os caminhos decorridos pela ciência na busca de conhecer os mecanismos que envolvem o infarto e a estrutura da placa de aterosclerose. Contrastando com toda a ciência de laboratório apresentada pelo Dr. Fuster, Dr. Zoghbi mostrou os passos dados em vários países no mundo no sentido de guiar as mudanças do estilo de vida, como principal ferramenta das Nações Unidas para redução de mortalidade por doenças não notificadas. Após esta emocionante apresentação o famoso apresentador de talk show Larry King, recebeu das mãos do Dr. Zoghbi uma homenagem pelo trabalho frente a fundação “Larry King Cardiac Foundation” para combate as doenças cardiovasculares. Larry, com seu peculiar humor e grande carisma com a platéia, relatou seu infarto e suas impressões enquanto paciente durante sua cirurgia de revascularização do miocárdio.

A grande surpresa do dia ficou por conta do cancelamento de última hora da primeira conferência “Late-Breaking Clinical Trials” sobre o estudo PRIVAIL devido ao vazamento dos dados do estudo para investidores apenas 1h antes da apresentação pelo Dr. David Holmes.

Muita organização, tecnologia, humor, emoção, seriedade e ética em pesquisa, demostrada pelo cancelamento da apresentação do Dr. David Holmes, marcaram o primeiro dia do ACC13, que desde sua ultima vez em São Francisco em 1973 até os dias atuais, mostra que além das águas frias sob a Golden Gate, muita água passou por debaixo da ponte nestas três décadas de avanços na cardiologia mundial.

 


Siga as novidades do ACC 2013 em tempo real no

ACC 2013 – Late breaking trials
ico_janeico_acc2013THRIVE: Niacina / Laropiprant de liberação prolongada não demonstrou benefícios cardiovasculares significativos. - Jane Armitage
ico_Davidico_acc2013PREVAIL: Oclusão do apêndice atrial vs terapia com warfarina na prevenção do AVC em portadores de FA. - David Holmes

icotctSessão TCT – Avaliando a severidade das lesões

icotctSessão TCT – Complicações periprocedimentos do implante valvar aórtico transcateter (TAVI)

 

PARTICIPE DOS FÓRUNS DAS PRINCIPAIS MATÉRIAS DESTA COBERTURA, REGISTRANDO SEUS COMENTÁRIOS E IMPRESSÕES SOBRE A COBERTURA E O CONGRESSO

———– Acompanhe o 2º Dia da Cobertura ———–

———– Acompanhe  o 3º Dia da Cobertura ———–