Angioplastia em tronco de coronária esquerda: EXCEL e NOBLE Trial em fase final de randomização.

Dr. Gregg Stone, um dos investigadores principais do estudo  EXCEL, informou durante apresentação no Chronic Total Occlusion and Left  Summit 2014 (New York), que até o dia 28/02/2014, 1895 pacientes já haviam sido randomizados no estudo,  de um total previsto de 1900 pacientes.

O patrocinador do estudo (Abbott Vascular) havia decidido por questões financeiras limitar a 1900 pacientes randomizados, sendo que inicialmente a previsão era de 2600 pacientes.

O EXCEL (Evaluation of Xience Prime versus coronary artery bypass surgery) é um estudo que compara a intervenção coronária percutânea utilizando stents eluidores de everolimus com a cirurgia de revascularização do miocárdio, em pacientes com lesão de tronco de coronária esquerda não protegido e SYNTAX escore < 33.

Com relação ao NOBLE trial, estudo realizado em 26 centros na Europa, que avaliará 1200 pacientes com lesão de tronco não protegido, randomizados para ICP com stents eluidores de biolimus (Biomatrix) ou cirurgia de revascularização do miocárdio, até o momento, 979 de um total de1200 pacientes já haviam sido randomizados.

Os resultados destes 2 estudos são aguardados para definir o papel da ICP neste importante subgrupo de pacientes.